terça-feira, 27 de abril de 2010
quarta-feira, 21 de abril de 2010
EXAME FAIXA - HAPKIDO - 15/04/2010
EXAME DE FAIXA - HAPKIDO - KHF
Realizado dia 15/04/2010 - Canoas - RS
Os alunos Eduardo Néris e João Amaral, prestaram Exame de Faixa
e foram aprovados para a Faixa Azul.
EXAME DE FAIXA - 09/04/2010
EXAME DE FAIXA - TAEKWONDO
Realizado dia 09/04/2010
Canoas - RS
Exame de graduação para faixas coloridas (gubs)
RESULTADOS:
Paola Kolberg - Faixa Amarela - 8º gub
Alexandre Linck - Faixa Amarela - 8º gub
Thomas Goudinho - 6º gub
Allan Brito - Faixa Verde - 6º gub
Rickson Bonadeo - Faixa Verde - 6º gub
Henrique Felix - Faixa Verde - 6º gub
Cristian Oliveira - Faixa Verde - 6º gub
Rodrigo Alves - Faixa Vermelha - 2º gub
Ricardo Lapa - Faixa Vermelha - 2º gub
O QUE É TAEKWONDO?
Significado
O termo "Taekwondo" significa literalmente "o caminho dos pés e das mãos" de origem coreana.
TAE: significa saltar, voar, esmagar com os pés;
KWON: significa bater ou destruir com as mãos;
DO: significa o caminho, a arte, o método, a filosofia.
O Taekwondo por ser uma modalidade Olímpica, requer do seu praticante uma movimentação de vários músculos e articulações do corpo, promovendo ainda, um grande desenvolvimento das funções cerebrais, proporcionando em consequência reflexos e raciocínio rápido, é educativo e disciplinar.
A sua prática aplicada corretamente, respeitando o limite e a capacidade individual de cada pessoa,traz inúmeros benefícios para a saúde, a paciência, desenvolve e harmoniza as funções cardíacas e pulmonares , bem como desenvolvimento da coordenação motora, maior agilidade, respiração correta e eficaz, aumenta a capacidade de concentração, maior flexibilidade e elasticidade, maior resistência e força muscular.
Portanto o Taekwondo pode ser a base para nos tornarmos mais justos e tenhamos amor pelo próximo e espírito solidadário e cooperativo.
essa combinação, sugere uma difinição do que seja o Taekwondo: uma arte marcial de combate sem armas, para defesa pessoal que requer habilidade no emprego dos pés, mãos e punhos.
O Taekwondo contribui no processo de amadurecimento do praticante, estimulando a sensibilidade e a percepção, ensina a humildade, coragem, atenção e autocontrole, propicia um convívio harmonioso; Desta forma, ajuda no processo de formação de indivíduos ativos e respeitados na sociedade.
O Taekwondo pode ser praticado, por crianças, jovens e adultos em ambos os sexos.
POOMSAE
POOMSAE
É um conjunto de movimentos de ataque e defesa contra adversário imaginário, dentro de um diagrama determinado, que objetiva a aquisição de forca, correção da postura, equilíbrio, coordenação, ritmo, concentração e o controle da respiração, destinado ao combate.
Origem As primeiras descobertas de sua pratica remontam entre os anos 37 A.C. e 688 D.C., onde foram encontrados desenhos feitos nas muralhas do Reino de Koguryo, acredita-se que era praticado entre a classe governante quando Koguryo governava a raça coreana (Han).
Naquela época os Poomsae do Taekwondo eram utilizados para treinamento de grupos organizados, e projetados para contender coletivamente as ameaças externas a sociedade, debilitando assim a necessidade de medidas de defesa individuais solitárias.
Para os membros da comunidade a pratica e transmissão das técnicas deveriam ser convenientes e menos complicadas. Com esse sentido, o Poo-se foi sistematizado gradualmente por experiências praticas junto com a ajuda das ciências filosóficas e medicas.
Definição Cada poom do Poomsae foi herdado por uma longa história de cerca de 5.000 anos como produto da técnica cientifica formulada com base no espírito nacional tradicional e experiências práticas.
Do ponto de vista técnico, o próprio Poom-se e Taekwondo, e os movimentos básicos são nada mais que as ações preliminares para atingir o Poom-se. O Kyorugui é uma aplicação prática do Poom-se, e o espírito do Taekwondo é manifestado não numa filosofia mental abstrata expressada nos documentos, mas nas ações do Poom-se.
Então, o que é o Poomsae?
O Poomsae é o estilo de conduta que expressa direta ou indiretamente refinamentos mentais e físicos como também os princípios de ataque e defesa que são os resultados do cultivo do espírito do Taekwondo e de suas técnicas.
Significado:
O Poomsae e uma série de movimentos de ataque e defesa que podem ser praticados e treinados, até mesmo sem a presença de um instrutor, conforme os padrões fixos. Então, o Poom-se tem o mérito, através de sua pratica, de fazer o aprendiz aumentar as técnicas de Kyorugui e as técnicas aplicadas, que incluem técnicas especiais que quase não podem ser praticadas apenas pelo treinamento de cada movimento básico em separado.
O Poom-se pode ser treinado através do imaginário, ou desenhando-se as linhas do Poomsae que marcam a posição do pé e a direção do seu deslocamento.
Condições de Treinamento:
O Poomsae e uma série alternada de ações de ataque e defesa, então, ha mudanças freqüentes de ações e conexões técnicas. Deve-se prestar atenção aos movimentos do corpo, olhos, respiração, etc. Para um bom treinamento devem ser seguidos os seguintes passos:
> Compreensão completa do significado do Poomsae e os princípios de sua composição;
> Memorização do diagrama do Poomsae, os movimentos e as direções;
>Considerar durante a prática o olhar, o centro de gravidade, o ritmo, a forca e a respiração.
Nos treinamento devem ser considerados os 5 passos que se seguem para o alcance de uma ótima realização do Poomsae:
Padrão: o primeiro passo do treinamento e aprender o padrão. A concentração, os olhos, os ângulos dos movimentos, devem ser enfatizados alem da precisão das ações.
Significado: no próximo passo, a ênfase deve ser posta no equilíbrio, na forca, velocidade, respiração e no diagrama do Poomsae. O significado dos movimentos, a conexão dos pooms e o Poom-se completo deve ser aprendido corretamente.
Uso prático: deve-se agora adaptar todo o aprendizado para o seu próprio uso e descobrir sua praticidade.
Estilo próprio:
Neste momento devem-se avaliar os achados a respeito da efetividade do que foi aprendido, e com sua estrutura corporal, velocidade, forca muscular, forca de contração, pontos de ênfase no treinamento, etc., e moldar as técnicas para seu próprio estilo.
Otimização:
É o alcance de uma realização sintética do treinamento do Poomsae, dominando a arte das técnicas e o espírito do Taekwondo.
Categorias:
Os Poomsae são categorizados pela técnica, composição e pontos de tensão:
1 - Técnica: significa os padrões técnicos do Poomsae inteiro. A essência do Taekwondo e a arte marcial; então a categorização do padrão prático das técnicas e importante.
a) Poomsae que contém várias técnicas: isto é, contém mais técnicas de chutes e defesa do que e necessário no uso prático. Devem ser selecionadas as técnicas praticáveis entre elas no curso do treinamento.
b) Poomsae que contém técnicas praticáveis: isto e, só inclui técnicas praticamente usadas, que são classificadas numa série de técnicas de ataque, numa serie de técnicas de defesa, e numa combinação equilibrada de ataques e defesa.
c) Poomsae que contém técnicas simples: isto e, classificado no curso básico e no curso avançado, onde no curso avançado, o treinamento visa cultivar a forca interior através inclusive do controle da respiração. Devem ser dominadas as variações de técnicas através do treinamento duro.
2 - Composição: a composição dos movimentos do Poomsae e diferenciada de acordo com a proporção de poom, técnicas (Mão e Pé), bases, e suas direções móveis. Com exceção de certos casos especiais, os movimentos de Poom-se são distribuídos igualmente entre todas as partes da simetria corporal, entre frente e atrás, e entre esquerda e direita. Então, a proporção de técnicas de pé e técnicas de mão e o critério estabelecido para definir a composição dos movimentos do Poom-se.
a) Poomsae com a prioridade em técnicas de mão.
b) Poomsae com a prioridade em técnicas de pé.
c) Poomsae no qual são distribuídas técnicas de mão e técnicas de pé uniformemente.
3 - Alternância de ritmo: o Poomsae também e classificado pela forca e velocidade dos movimentos:
3 - Alternância de ritmo: o Poomsae também e classificado pela forca e velocidade dos movimentos:
a) Poomsae lentos e concentrados
b) Poomsae rápido e descontraídos
c) Poomsae com um equilíbrio entre o forte e suave e o rápido e lento.
Classificação:
Classificação:
Atualmente os Poomsae são divididos em duas classes:
> Faixas coloridas (Gub) - Tae Guk Il Jang a Tae Guk Pal Jang
> Faixas Preta (Dan) - Koryo a Ilyo Poom-se
Os Poomsae consistem em movimentos básicos e pooms que são organizados para se ajustar a armação de direção de movimento que e denominado diagrama. Cada Poomsae tem seu diagrama em letra coreana com seu respectivo significado.
Assim sendo os Poomsae de faixa colorida (Tae Guk), consistem em 8 padrões que simbolizam os oito elementos da natureza (Gwe) e elucidam o espírito e a profundidade das técnicas do Taekwondo.
O ZEN NAS ARTES MARCIAIS
O ZEN NAS ARTES MARCIAIS
O ZEN (meditação) tem um grande fundamento. Seu principal objetivo consiste em levar os indivíduos a iluminãção, procurando atingir a natureza das coisas numa visão sem limites, ou seja, a mente em si e sua essência. Pensar em apenas "uma" coisa ou ter apenas "um" pensamento: um pequeno galho... um galho maior.... o tronco... a raiz... o fim da raiz. Descobrir e iluminar, os mistérios, os segredos... que estão mais além. Pode-se meditar sobre qualquer coisa, mas deverá ser exclusivamente "um" único assunto, com muita força de vontade e profunda concentração. Obs.: O assunto da meditação pode ser mudado; será o "seu" assunto,mas que tenha o real valor eque seja apenas um"uma coisa" em cada meditação.
A Escolha do Local:
Uma Atmosfera que haja silêncio e segurança; Quanto mais lonje de barulhos, canções, conversas,etc.,melhor; Não ficar perto de fotos e/ou revistas pornográficas; Não pode ser perto de bar, boate, restaurante, cinema, clube, etc. O local não pode ser muito escuro, apenas na penumbra (pouca luz); Não é bom lugar alto nem com vento; O ideal é que seja quentinho no inverno e fresquinho no verão (temperatura regular); Evitar lugar com fumaça e cheiro.
Condições do Corpo:
Não estar com sono; Não estar cansado; Não estar com abarriga cheia; Não estar com fome; Não estar bêbado; Não ingerir comida crua, dura e estragada;Tem que alimentar 70 a 80% da capacidade normal; Se você entrar em meditação após ter comido muito, poderá acontecer algum tipo de doença; Após as refeições, é necessário um certo tempo de descanso.
Não estar com sono; Não estar cansado; Não estar com abarriga cheia; Não estar com fome; Não estar bêbado; Não ingerir comida crua, dura e estragada;Tem que alimentar 70 a 80% da capacidade normal; Se você entrar em meditação após ter comido muito, poderá acontecer algum tipo de doença; Após as refeições, é necessário um certo tempo de descanso.
Roupas a Serem Usadas:
As mais simples que puder; O cinto não pode ser apertado; A gola da roupa não deve incomodar o pescoço; Roupas grossas, finas demais, sujas, cheirando de mais ou roupas fantasiadas são desaconselháveis.
Preparação ao Sentar-se:
Dois colchonetes, um grande e um pequeno; Não se pode encostar em parede ou cadeira; Se usar os dois colchonetes, dobrar e ajeitar para que fiquem encostados entre o chão e os joelhos, com todo conforto.
Como Sentar:
(Du-bal-badak ou Han-bal-badak)
Du-bal-badak: Levantar a perna direita e colocá-la em cima da coxa esquerda. Agora , levantar a perna esquerda e colocá-la em cima da coxa direita. Toda a sola do pé fica aparecendo para cima.
Du-bal-badak: Levantar a perna direita e colocá-la em cima da coxa esquerda. Agora , levantar a perna esquerda e colocá-la em cima da coxa direita. Toda a sola do pé fica aparecendo para cima.
Han-bal-badak: Colocar o pé direito no fundo da coxa esquerda. Depois, puxar aperna esquerda e colocá-la em cima da coxa direita.
Pontos à serem observados:
Os dois joelhos devem estar bem encostados nos colchonetes. A coluna (tronco, pescoço e cabeça)deve estar bem reta; a última parte da coluna também deve estar encostada com firmeza ao chão, formando com os joelhos um triângulo. Antes de se sentar para começar, é bom fazer ginástica, por cerca de 10 minutos, com os olhos, o pescoço, os braços e quadris, as pernas etc. Durante a meditação, se sentir dor nas pernas, poderá trocar a posição das mesmas. Para firmeza e ótima posição, balançar o corpo da esquerda para a direita, como o pêndulo de um relógio. Quando sentir que seu corpo está bem colocado, firme-o como um pau fincado ao chão. Pare, então de balançar , abaixando o corpo para a frente, a 45 graus, sem levantar o traseiro.
Quando se sentir confortável, comece a tirar suas forças: a da cabeça, a do pescoço, a dos ombros, e dos músculos. Tire todas as forças de seu corpo, deixando apenas o DANJON. Obs.: O DANJON fica entre o umbigo e o sexo, 6cm abaixo do umbigo. Ese ponto é o centro do nosso corpo.
DANJON:
Um ponto muito importante para os lutadores: respiração, expiração, juntar força, retirar força e guardar força... Todo o nosso controle de força começa no DANJON. Quem sabe usar essa parte do corpo ganha mais força; o segredo dos lutadores é o DANJON.
Olhos entre abertos:
Boca fechada; língua colocada no teto da boca, igual a quando se pronuncia a letra "L"; Olhos abertos um terço (1/3); Olhe oara a frente, a um metro do chão,suavemente, sem fechar os olhos.
Posição das mãos:
Os dois polegares encostados, para transmitir suas forças, deixando as mãos em cima da sola do pé "a mão esquerda sobre a da mão direita"
Como Respirar:
podemos viver algum tempo sem comer nada, mas sem ar, sem respiração, não se aguenta nem 10 minutos. Durante a meditação ZEN, pode-se respirar das seguintes maneiras: Respirar violentamente, com barulho; Respirar com barulho na hora da expiração; Sem barulho, sem pressa; Respiração profunda: inspirando até o DANJON (baseando nele); expirar tudo, deixando DANJON. Em todos os tipos de respiração, inspirar com o nariz e expirar pela boca.
Obs.: Durante a meditação, se acontecer alguma febre nervosa ou incômodos de músculos, a causa terá sido erro de respiração.
Tempo de duração:
Pouco tempo e várias vezes é o ideal, cada vez uns 30 minutos. No Templo do ZEN , a orientação é de que dure 50 minutos, com 10 minutos de descanso. Antes de tudo, o mais importante é a força de vontade de fazer ZEN
Pouco tempo e várias vezes é o ideal, cada vez uns 30 minutos. No Templo do ZEN , a orientação é de que dure 50 minutos, com 10 minutos de descanso. Antes de tudo, o mais importante é a força de vontade de fazer ZEN
Os benefícios do ZEN:
Todo ser humano é dotado de vários tipos de emoções e desejos, mas 108 coisas diferentes ocupam nossos pensamentos, atormentando a mente.
Todo ser humano é dotado de vários tipos de emoções e desejos, mas 108 coisas diferentes ocupam nossos pensamentos, atormentando a mente.
Ao exercitar o ZEN, conseguimos:
Limpar a mente; Manter uma boa súde; Aumentar a inteligência; Controlar a força física; Desenvolver a capacidade de raciocínio; Controlar os desejos; Organizar os pensamentos; Ajudar nossa concentração no trabalho. Através do ZEN , os seres humanos conseguem uma mente superior, dominando os problemas da vida e os segredos naturais. Na história da Coréia existem famosos sacerdotes, como Dall-Ma, Seo-Oung, Sa-Myung, que dominaram a vida natural, sabendo tudo sobre o passado, o presente eo futuro. O ZEN dá aos lutadores principalmente reflexo, força, velocidade e espírito forte.
Limpar a mente; Manter uma boa súde; Aumentar a inteligência; Controlar a força física; Desenvolver a capacidade de raciocínio; Controlar os desejos; Organizar os pensamentos; Ajudar nossa concentração no trabalho. Através do ZEN , os seres humanos conseguem uma mente superior, dominando os problemas da vida e os segredos naturais. Na história da Coréia existem famosos sacerdotes, como Dall-Ma, Seo-Oung, Sa-Myung, que dominaram a vida natural, sabendo tudo sobre o passado, o presente eo futuro. O ZEN dá aos lutadores principalmente reflexo, força, velocidade e espírito forte.
ENERGIA "KI"
UTILIZAÇÃO DA ENERGIA "KI"
A Energia é um é um dos aspectos fundamentais das artes marciais. Sua utilização correta, porém, é de conhecimento de uns poucos praticantes. E pela sua importância, mostraremos alguns aspectos básicos da energia no TAEKWONDO. Existem duas formas de energia básicas: aquela que você absorve na forma de alimentos, água e ar e a energia universal, que obtêm com o controle da respiração e o uso correto da mente e do corpo.
O primeiro tipo, todos conhecem. Basta consultar algum livro de exercícios, onde encontrará tabelas de calorias e os cuidados com a água de beber e com o ar que se respira.
Mas e a Energia Universal? Conhecida como KI pelos orientais, essa energia faz parte da construção de todo o Universo. Tudo é constituído pelo KI, desde uma tenra folha até o planeta Terra.
A forma mais conhecida e simples de adquirir o KI é através do controle da respiração. A respiração deve ser feita com o HARA, ou seja, deve ser abdominal e profunda. É por isso que Grandes Mestres querem dizer quando falam em "puxar" o ar para a barriga. No HARA, está o centro de controle e distribuição do KI.
Ao respirar, o KI penetra através dos pulmões e se aloja no HARA, para posterior utilização junto com a respiração. Esta é uma das razões de se expirar quando se golpeia e soltar um KIHAP. O KIHAP solta o KI, de forma Explosiva, com grande força. Porém não devemos expirar completamente durante os treinos (salvo quando necessário), mas apenas com a metade da nossa capacidade respiratória. Dessa forma sempre temos uma reserva de KI para utilizarmos num combate.
A respiração deve ser suave, com o corpo subindo e descendo suavemente, como uma garça que abre e fecha as asas. A garça é um dos animais utilizados pelos chineses para se inspirarem e criar estilos de artes marciais.
UTILIZAÇÃO:
Para se utilizar o KI deve-se coordenar mente, corpo e respiração. Se algum deles falhar, a energia não se manifestará de forma adequada, nem com toda a sua intensidade.
MENTE - deve estar sempre atenta e concentrada no que está realizando o corpo.
CORPO - deve mover de acordo com os princípios básicos ensinados pelos Grandes Mestres, como rotação do quadril e movimentos dos pés e mãos coordenados. O corpo deve se mover numa só.
RESPIRAÇÃO - deve ser profunda e ao mesmo tempo suave, tudo conforme as explicações acima.
APLICAÇÃO:
Para se aplicar a Energia Universal deve-se sempre seguir as normas, à risca. Ao se mover, os pés devem ser posicionados corretamente e só depois disso deve-se transferir o peso de um pé para outro.
Quando se tranferir o peso, tranfere-se também a energia. Ao se efetuar um bloqueio (defesa), o uso da energia deve ser coordenado com os movimentos do corpo, descarregando-a somente no instante da defesa.
Ao se dar um soco , também deve haver coordenação entre respiração, pernas, quadril, ombro e braços, de modo que o soco seja dado com todo o corpo e não só com o braço. Ao se abaixar levemente antes de um soco e se levantar durante o movimento, absorve-se energia da Terra, que é amplificada ao subir pelo corpo e transferida para o soco, consequentemente para o oponente, obtendo uma potência dez vezes maior que o soco normal.
Claro que estas técnicas de utilização de energia não são utilizavéis num campeonato, por exemplo, já que são extremamente danosas ao oponente.
MEDICINA E SAÚDE
Dicas para o atleta
GELO: 10 dúvidas sobre sua utilização em lesões esportivas
1) Quando devemos utilizar o gelo?
O gelo pode ser utilizado em lesões como: entorses, tendinites, estiramento muscular, contraturas, pancadas, onde houver processo inflamatório devido a lesões esportivas em geral.
2) Onde pode e onde não pode se aplicar gelo?
O gelo pode ser aplicado em praticamente todas as partes do corpo, exceto diretamente no globo ocular ou em ferimentos abertos.
3) O tempo de aplicação do gelo é o mesmo em todo dos locais ou difere de região para região?
Nos locais de pequenas articulações como falanges, dedos das mãos e pés, o tempo pode ser de 15 a 20 minutos. Nas grandes articulações de 25 a 30 minutos.
O tempo ideal das aplicações em geral é de 30 minutos. Todavia, quando o objetivo do uso do gelo é atingir tecidos mais profundos (musculaturas muito densas como a coxa), o tempo pode se estender até 40 minutos.
4) Durante quanto tempo é aconselhável o tratamento com gelo?
O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, no máximo 5 minutos decorridos a ação e até 72 horas (3 dias) após a lesão.
5) Como definir a quantidade de gelo a ser aplicado na lesão?
Colocando uma quantidade de gelo que cubra toda a área lesada é o suficiente.
6) Para cada região existe uma forma de aplicação mais eficiente? Qual a maneira correta de aplicar (sacos, toalhas, em forma de picolés, etc)?
A aplicação em forma de picolés é a mais utilizada para fazer massagens, com o objetivo de atingir a dormência nos músculos. Neste caso, pode ser utilizado nas articulações como quadril e ombro.
Quanto ao uso de toalha, seu efeito só surge quando se coloca o gelo diretamente sobre a pele e então se recobre com uma toalha úmida.
Na forma de sacos, o gelo deve estar picado (quebrado). Retire o excesso de ar, coloque diretamente sobre a pele – sempre utilizando uma toalha bem fina para que não queime a pele – e prenda-a. Este é o método mais comum de se aplicar o gelo.
7) Qual a ação real (fisiológica) da aplicação do gelo no organismo?
A aplicação do gelo em lesões diminui a circulação sangüinea local, o metabolismo celular, a inflamação, a dor (age como anestésico), o espasmo muscular e ainda aumenta a rigidez tecidual.
8) Quais as precauções que devemos tomar na utilização do gelo?
As principais precauções são no uso do gel. Não se deve colocá-lo diretamente sobre a pele por mais de 60 minutos contínuos. Também é importante não usar bandagem de compressão com gel frio, já que pode ocorrer ulcerações e isquemia dos nervos. Cuidado para não usar a bandagem muito apertada.
Seja cauteloso ao usar gelo em indivíduos reumatóides, em coma, paralisados, coronarianos e hipertensivos severos.
9) Quando saber se devemos usar gelo ou calor?
O uso do gelo esta associado a diminuição do inchaço e da dor. O calor é mais recomendado em casos de problemas crônicos em que há uma maior necessidade de analgesia e relaxamento muscular. Já o uso de contraste (quente x frio) esta associado à diminuição de derrames ou inchaços.
Se o inchaço for maior que a dor, o gelo é o mais indicado. Aplique-o de 2 em 2 horas, no início e depois de 5 em 5 horas, por até 72 horas.
Se a dor for maior, o calor será mais confortável. Pode ser utilizado até 6 vezes ao dia, em intervalos de 15 a 20 minutos (o tempo que leva a bolsa para esfriar).
No contraste, o método mais tradicional é a alternância, durante 30 minutos, em sessões de 3 minutos cada uma (gelo e calor).
10) Qual atendimento inicial nas lesões agudas?
Devemos usar a técnica de REGECEE (repouso, gelo, compressão, elevação e estabilização).
GELO: 10 dúvidas sobre sua utilização em lesões esportivas
1) Quando devemos utilizar o gelo?
O gelo pode ser utilizado em lesões como: entorses, tendinites, estiramento muscular, contraturas, pancadas, onde houver processo inflamatório devido a lesões esportivas em geral.
2) Onde pode e onde não pode se aplicar gelo?
O gelo pode ser aplicado em praticamente todas as partes do corpo, exceto diretamente no globo ocular ou em ferimentos abertos.
3) O tempo de aplicação do gelo é o mesmo em todo dos locais ou difere de região para região?
Nos locais de pequenas articulações como falanges, dedos das mãos e pés, o tempo pode ser de 15 a 20 minutos. Nas grandes articulações de 25 a 30 minutos.
O tempo ideal das aplicações em geral é de 30 minutos. Todavia, quando o objetivo do uso do gelo é atingir tecidos mais profundos (musculaturas muito densas como a coxa), o tempo pode se estender até 40 minutos.
4) Durante quanto tempo é aconselhável o tratamento com gelo?
O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, no máximo 5 minutos decorridos a ação e até 72 horas (3 dias) após a lesão.
5) Como definir a quantidade de gelo a ser aplicado na lesão?
Colocando uma quantidade de gelo que cubra toda a área lesada é o suficiente.
6) Para cada região existe uma forma de aplicação mais eficiente? Qual a maneira correta de aplicar (sacos, toalhas, em forma de picolés, etc)?
A aplicação em forma de picolés é a mais utilizada para fazer massagens, com o objetivo de atingir a dormência nos músculos. Neste caso, pode ser utilizado nas articulações como quadril e ombro.
Quanto ao uso de toalha, seu efeito só surge quando se coloca o gelo diretamente sobre a pele e então se recobre com uma toalha úmida.
Na forma de sacos, o gelo deve estar picado (quebrado). Retire o excesso de ar, coloque diretamente sobre a pele – sempre utilizando uma toalha bem fina para que não queime a pele – e prenda-a. Este é o método mais comum de se aplicar o gelo.
7) Qual a ação real (fisiológica) da aplicação do gelo no organismo?
A aplicação do gelo em lesões diminui a circulação sangüinea local, o metabolismo celular, a inflamação, a dor (age como anestésico), o espasmo muscular e ainda aumenta a rigidez tecidual.
8) Quais as precauções que devemos tomar na utilização do gelo?
As principais precauções são no uso do gel. Não se deve colocá-lo diretamente sobre a pele por mais de 60 minutos contínuos. Também é importante não usar bandagem de compressão com gel frio, já que pode ocorrer ulcerações e isquemia dos nervos. Cuidado para não usar a bandagem muito apertada.
Seja cauteloso ao usar gelo em indivíduos reumatóides, em coma, paralisados, coronarianos e hipertensivos severos.
9) Quando saber se devemos usar gelo ou calor?
O uso do gelo esta associado a diminuição do inchaço e da dor. O calor é mais recomendado em casos de problemas crônicos em que há uma maior necessidade de analgesia e relaxamento muscular. Já o uso de contraste (quente x frio) esta associado à diminuição de derrames ou inchaços.
Se o inchaço for maior que a dor, o gelo é o mais indicado. Aplique-o de 2 em 2 horas, no início e depois de 5 em 5 horas, por até 72 horas.
Se a dor for maior, o calor será mais confortável. Pode ser utilizado até 6 vezes ao dia, em intervalos de 15 a 20 minutos (o tempo que leva a bolsa para esfriar).
No contraste, o método mais tradicional é a alternância, durante 30 minutos, em sessões de 3 minutos cada uma (gelo e calor).
10) Qual atendimento inicial nas lesões agudas?
Devemos usar a técnica de REGECEE (repouso, gelo, compressão, elevação e estabilização).
AVALIAÇÃO FÍSICA
QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS DA AVALIAÇÃO FÍSICA?
COMPOSIÇÃO CORPORAL
O peso corporal apenas, não é capaz de fornecer informações sobre as modificações que podem estar ocorrendo no organismo. A medida da gordura corporal (“massa gorda”) e da massa livre de gordura (“massa magra” – músculos, ligamentos, etc.) é um meio mais eficaz de detecção destas alterações.
As medidas do peso corporal e da estatura são influenciados por alguns fatores nem sempre lembrados. A ação da gravidade, no decorrer do dia, pode afetar a estatura. A alimentação e o estado de hidratação, por exemplo, são fatores que modificam o peso corporal. Portanto, algumas diferenças podem ser verificadas para uma mesma pessoa, dependendo das condições e do horário do dia em que são realizadas.
COMPOSIÇÃO CORPORAL
O peso corporal apenas, não é capaz de fornecer informações sobre as modificações que podem estar ocorrendo no organismo. A medida da gordura corporal (“massa gorda”) e da massa livre de gordura (“massa magra” – músculos, ligamentos, etc.) é um meio mais eficaz de detecção destas alterações.
As medidas do peso corporal e da estatura são influenciados por alguns fatores nem sempre lembrados. A ação da gravidade, no decorrer do dia, pode afetar a estatura. A alimentação e o estado de hidratação, por exemplo, são fatores que modificam o peso corporal. Portanto, algumas diferenças podem ser verificadas para uma mesma pessoa, dependendo das condições e do horário do dia em que são realizadas.
TIPOS MORFOLÓGICOS
São três tipos Morfológicos sendo que todos os indivíduos possuem algumas características de todos e estes podem ser melhorados com dietas e exercícios.
Endomorfos: constituição robusta e com taxas relativamente altas de gordura, podendo ou não possuir boa massa muscular (Ex: Obelix). Geralmente são bons praticantes de atividades de moderada intensidade, como ciclismo, remo e futebol americano. No entanto apresentam metabolismo lento, devendo estar atentos a ingestão calórica, sendo estes ainda mais vulneráveis a doenças cardíacas e contusões nos joelhos e tornozelos.
Mesomorfos: constituição corporal mediana, possuindo naturalmente boa massa muscular. Respondem melhor ao treinamento de força e possuem tendência a manter a forma (Ex: Mike Tyson). Geralmente ganham peso com certa facilidade se não atentarem à dieta, pela sua musculatura são pesados para corridas de longa distância e natação, sendo mais direcionados ao boxe, corridas de velocidade e futebol (soccer).
Ectomorfos: constituição esbelta, com baixos índices de gordura (Ex: Guga). Geralmente possuem muita energia, são ágeis e naturalmente adaptados a atividades de resistência, não precisando malhar muito para se manterem magros. Pouca tendência a problemas cardíacos. No entanto precisam se esforçar mais para adquirir musculatura.
Endomorfos: constituição robusta e com taxas relativamente altas de gordura, podendo ou não possuir boa massa muscular (Ex: Obelix). Geralmente são bons praticantes de atividades de moderada intensidade, como ciclismo, remo e futebol americano. No entanto apresentam metabolismo lento, devendo estar atentos a ingestão calórica, sendo estes ainda mais vulneráveis a doenças cardíacas e contusões nos joelhos e tornozelos.
Mesomorfos: constituição corporal mediana, possuindo naturalmente boa massa muscular. Respondem melhor ao treinamento de força e possuem tendência a manter a forma (Ex: Mike Tyson). Geralmente ganham peso com certa facilidade se não atentarem à dieta, pela sua musculatura são pesados para corridas de longa distância e natação, sendo mais direcionados ao boxe, corridas de velocidade e futebol (soccer).
Ectomorfos: constituição esbelta, com baixos índices de gordura (Ex: Guga). Geralmente possuem muita energia, são ágeis e naturalmente adaptados a atividades de resistência, não precisando malhar muito para se manterem magros. Pouca tendência a problemas cardíacos. No entanto precisam se esforçar mais para adquirir musculatura.
ANTROPOMETRIA
As medidas são determinadas, principalmente, para a avaliação da simetria dos segmentos corporais e acompanhamento das modificações destas medidas, que podem ocorrer devido ao seu programa de exercícios e/ou alteração no seu estilo de vida (dieta, prática regular de exercícios, etc.)
FLEXIBILIDADE
Pouca flexibilidade ou a falta do treino desta levam a limitações nas atividades cotidianas e/ou no desempenho atlético, sendo mais susceptíveis a lesões musculares, além de apresentarem eventuais problemas de postura e quadros dolorosos nas regiões envolvidas.
TESTE DE RESISTÊNCIA MUSCULAR
Os testes realizados ajudam, indiretamente, na análise da resistência/força muscular de determinados grupos. A obtenção de níveis adequados de força/resistência resulta em maior capacidade para execução de tarefas diárias, além de prevenir problemas neuromusculares e esqueléticos.
AVALIAÇÃO POSTURAL
Uma boa postura é aquela em que a pessoa na posição ortostática (em pé), exige o menor esforço da musculatura e dos ligamentos, para a manutenção do equilíbrio dos segmentos corporais.
O objetivo desta avaliação é detectar possíveis desvios posturais, que podem ocorrer por diversos motivos, muitos dos quais facilmente reversíveis.
Diagnósticos definitivos, especialmente nos casos de maior complexidade, irão necessitar de exames médicos especializados complementares.
A IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS
A IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS
O que é o alongamento?
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Segundo Bruna Joaquim Carneiro, professora de educação física e nutricionista, o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.
Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.
Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade, segundo Bruna Caneiro mesmo quem apresenta algum problema específico, como LER ou hérnia de disco também pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade. Não é preciso grande condição física ou habilidades atléticas.
Os alongamentos podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente.
Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:
-reduzem as tensões musculares;
-relaxam o corpo;
-proporcionam maior consciência corporal;
-deixam os movimentos mais soltos e leves;
-previnem lesões;
-preparam o corpo para atividades físicas;
- Ativam a circulação.
No caso de estudantes eles podem ser feitos até no intervalo das aulas, o alongamento ajuda na respiração, facilitando a circulação sanguínea o que aumenta o raciocínio.
Como deve ser feito?
A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.
Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.
Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Aprenda a introduzi-lo em sua rotina. É possível alongar enquanto se faz outras coisas como ler ou ver TV.
Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.
Por que fazer alongamentos?
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade.
Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas em ossos e músculos. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto entre sedentários, como entre atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca.
Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
Quando alongar?
É importante alongar adequadamente a musculatura antes e também depois de uma atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos pode também ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.
Como alongar?
Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 á 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.
O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. O ideal é combinar a prática do alongamento a uma atividade aeróbica, como, por exemplo, a caminhada.
DOR MUSCULAR
DOR MUSCULAR
Dores musculares são aquelas que como o próprio nome já diz, ocorrem nos músculos. A dor ocorre como um mecanismo de proteção do corpo diante da possibilidade de ocorrência de lesões musculares, fazendo com que o indivíduo reaja para remover o agente estimulador da dor.
As principais causas das dores musculares são: a ruptura de fibras musculares ou dano de seus componentes, lesão dos músculos durante a contração, alterações de pH, dos níveis dos fosfatos de alta energia, do equilíbrio iônico, etc. As dores musculares podem ser agudas ou crônicas. As dores agudas ocorrem durante e imediatamente após o período de práticas físicas, sendo causadas pela falta de fluxo sanguíneo para os músculos. Já as dores crônicas são demoradas, duram num período de 24 a 48 horas após o exercício.
A principal causa da dor muscular é a atividade física em excesso. Por muito tempo se acreditava que o causador das dores musculares era o ácido lático, porém já foi comprovado cientificamente que o lactato não é o causador da dor muscular. Os sintomas de uma dor muscular podem variar de desde uma um leve incômodo até uma condição de total incapacidade. Geralmente o indivíduo sente pontadas, rigidez e cãibras.
Uma das formas mais simples e eficientes de evitar uma dor muscular é a realização de um alongamento. Além disso, é recomendável fazer uma progressão gradual na intensidade do exercício físico e ingerir no mínimo, 100 mg diárias de vitamina C. Se a dor foi muito intensa e insuportável, é aconselhável obter uma orientação médica, onde provavelmente será indicado um antiinflamatório ou medicamento semelhante.
LESÕES DO JOELHO
LESÕES DO JOELHO
"O joelho é uma articulação de extrema importância, sendo composto pelos ossos da coxa (fêmur) e da perna (tíbia), além da patela (antigamente chamada de rótula). A junção desses ossos depende de estruturas de suporte, como ligamentos, a cápsula da articulação e os meniscos, que garantem a estabilidade da mesma".
Introdução
Os meniscos são pequenas estruturas em forma de disco, que possuem as funções de absorção de impactos, permitirem que os ossos se articulem adequadamente e aumento da estabilidade da articulação. Em cada joelho encontramos dois meniscos.
Os ligamentos são estruturas que funcionam também para dar estabilidade à articulação, limitando alguns movimentos e impedindo que os ossos saiam de seu lugar normal.
As lesões de joelho são bastante comuns em indivíduos que praticam esportes, e que estão submetidos a exercícios que levam a impacto importante nessa articulação. O sofrimento crônico da articulação pode levar a dor, desgaste, problemas para andar, entre outros. Por isso, é importante que as pessoas que pretendem praticar exercícios procurem orientação médica/fisioterapêutica antes e durante essa prática, de forma a evitar complicações futuras.
Lesões de menisco
As lesões de menisco são raras na infância, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com pico na terceira e quarta décadas de vida. A principal causa é o trauma ("acidentes agudos") da articulação, porém, após os 50 anos de vida deve-se principalmente a artrite do joelho. O menisco pode apresentar vários tipos de lesão: rupturas parcial, total e complexas. Além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer sozinha ou associada à ruptura de ligamento.
O indivíduo, geralmente, conta uma história de queda, rotação do joelho ou outro trauma, sente dor no joelho, apresenta-se mancando e a articulação mostra crepitações (barulhos, estalos) e limitação do movimento (o joelho não consegue se mover em todas as direções na amplitude normal).
Nos casos de lesões leves e em que o paciente não está sentindo nenhum sintoma, não é necessária cirurgia. Já nos casos de dor persistente, pode ser realizado um exame chamado artroscopia. Nesse exame, um aparelho é introduzido na articulação e permite que o médico veja diretamente as lesões presentes. Durante o exame, pode ser feito o tratamento, com retirada da parte rompida do menisco. A recuperação total da função do joelho ocorre em 4-6 semanas.
As lesões de algumas partes do menisco não precisam ser retiradas, pois elas recebem bastante sangue da circulação, e isso facilita a cicatrização da ruptura. Já as grandes rupturas exigem o reparo. Em alguns casos, é necessário também a reconstrução de um ligamento do joelho, para ajudar na estabilização da articulação e impedir que o joelho adquira uma movimentação anormal.
Sabe-se que a retirada do menisco, em idade precoce, está associada a um risco maior de osteoartrite em idade mais jovem. Uma alternativa, que previne essa complicação, é o transplante de menisco, que leva a bons resultados. No futuro, outros tratamentos poderão permitir a regeneração do menisco.
Lesões de ligamentos
Os ligamentos trabalhem em conjunto com os meniscos, e freqüentemente nas lesões agudas, ocorre comprometimento de mais de uma estrutura. Nas lesões de ligamentos, podemos observar estiramento com ou sem instabilidade do joelho ou ruptura completa do mesmo.
Essas lesões acontecem muito comumente em atividades esportivas, quando o pé está fortemente apoiado no chão e a perna sofre uma rotação brusca. O indivíduo pode sentir o estiramento/ruptura do ligamento, e é incapaz de continuar a atividade que estava praticando. Alguns ligamentos são lesados mais freqüentemente do que outros, e cada um requer um tipo específico de tratamento.
O paciente apresenta forte dor e pode mostrar também espasmos musculares. Em alguns casos, há derramamento de sangue dentro do espaço da articulação, uma situação chamada hemartrose. O médico sempre deve pesquisar uma possível lesão de menisco associada. Existe também a possibilidade de o comprometimento do ligamento ser crônico e o indivíduo conta que o joelho às vezes não completa o movimento. Freqüentemente, nesses casos, esses pacientes não procuram o médico logo que os sintomas iniciam-se, mas quando surgem outros sintomas como fraqueza muscular e piora da capacidade para andar.
O tratamento indicado, como já dissemos, vai depender do ligamento lesado e da gravidade da lesão. Pode ser necessária reconstrução cirúrgica, especialmente em atletas. O processo de reabilitação, após a cirurgia, é de extrema importância para garantir a mobilidade completa da articulação. A grande maioria dos casos atinge recuperação completa ou quase completa da movimentação normal do joelho.
Deslocamento de patela
O deslocamento de patela é uma importante causa de hemartrose e deve sempre ser pesquisado nos casos de trauma agudo do joelho. Essa lesão ocorre quando o joelho está dobrado e a perna sofre uma força de "rotação para fora". É mais comum em mulheres, na segunda década de vida.
O indivíduo relata que a patela (rótula) deslocou "para fora", ou então pode falar que o restante do joelho deslocou "para dentro". Porém, geralmente, o deslocamento só é visualizado na hora em que ocorre, pois a redução (ou seja, a volta da patela para seu lugar normal) ocorre quando a pessoa estica a perna. Quando o médico examina o joelho, o paciente vai queixar dor e desconforto quando a patela é movimentada ou quando o joelho é dobrado.
Existem várias formas de tratamento para essa lesão, incluindo imobilização imediata associada a exercícios para fortalecimento muscular, imobilização com gesso por 6 semanas seguida de reabilitação, cirurgia, etc. É importante que se faça um estudo da presença de possíveis fatores predisponentes. Se o deslocamento ocorrer novamente, é necessário fazer um realinhamento da patela.
Lesões de tendão muscular
A ruptura de tendões dos músculos da coxa e da patela pode resultar de uma contração muscular excêntrica, como ocorre, por exemplo, quando um atleta tropeça e tenta não cair.
A ruptura do tendão do músculo quadríceps (músculo da coxa) ocorre mais freqüentemente após os 40 anos de idade. Geralmente, o tendão apresenta algumas alterações degenerativas, o que reforça a hipótese de que tendões normais não se rompem. Raramente, ocorre nos dois membros inferiores. A principal característica é que o paciente não consegue esticar a perna e, quando isso é tentado, observa-se a formação de um "buraco" logo acima da patela. O tratamento é cirúrgico.
A ruptura do tendão da patela ocorre em indivíduos com menos de 40 anos de idade. O paciente não consegue esticar a perna, ativamente. A patela encontra-se deslocada para cima e pode-se sentir um defeito abaixo dela. O tratamento também é cirúrgico.
PROTETOR ELETRÔNICO
Taekwondo Esportivo
O Taekwondo esportivo está cada vez mais próximo de obter os tão aguardados protetores eletrônicos. Eventos “Open”, campeonatos entre seleções nacionais e internacionais oficiais, já utilizam o novo sistema, permitindo assim corrigir os últimos detalhes para sua estréia oficial.
A LaJust empresa coreana-americana, está encarregada de desenvolver para a WTF. Pelo lado ocidental, a ADIDAS está apostando forte com um modelo chamativo, sendo o mesmo provado no “US Open 2007”, e recentemente no “Argentina Open” e em vários em que é selecionado.Empresas importantes como; Dae Do, Tekno e outras não tão reconhecidas, também estão desenvolvendo.
Acredita-se que os novos protetores, terminaram com as supostas falhas polêmicas provenientes dos árbitros, que diáriamente desgastam a paciência dos atletas, treinadores e dirigentes. Um ponto mal dado, acaba com as ilusões e anos de trabalho. Por outro lado se poderiam evitar reclamações exageradas que dão margens a escândalos e denigrem a imagem do nosso esporte o Taekwondo.Muitos atletas e treinadores, esperam ansiosamente a chegada deste novo equipamento e que funcionem bem e que logo seja aprovado em compeonatos oficiais.Outro ponto a destacar é que “Os protetores eletrônicos não reconhecerão bandeiras, nacionalidades, nem favoritos”.
“A nova tecnología está avançando e esperamos que logo seja incluso no Taekwondo oficial, para que reine a imparcialidade e justiça”. clique para ver vídeo do teste feito com o protetor eletrônico.
“A nova tecnología está avançando e esperamos que logo seja incluso no Taekwondo oficial, para que reine a imparcialidade e justiça”. clique para ver vídeo do teste feito com o protetor eletrônico.
NOTICIAS
Noticias
Criado em 2007 a THE WORLD CHUNG DO KWAN ASSOCIATION,
com 120 países filiados.
Presidente:
Professor PARK HE MAN - 10º DAN
Anexo à KUKKIWON - KOREA
TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO
EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
RESPIRAÇÃO LONGA E PROFUNDA.
Tecnicas de Respiração
A maioria de nós não sabe respirar adequadamente Nós fazemos uma respiração curta e rasa como se tivessemos medo de que a respiração fosse nos machucar. Mas, é claro, nada disso irá acontecer. Na realidade nossa respiração deveria ser longa e profunda para que pudessemos energizar e alimentar o nosso corpo..
Quando pela primeira vez me chamaram a atenção sobre minha respiração, me ensinaram também a respirar contando até quatro.é um trabalho fantástico com resultados estupendos. Você começa a encher os seus pulmões....numa contagem bastante lenta até quatro. Expandindo a sua caixa toraxica com o objetivo de encher plenamente os seus pulmões, inclusive a parte superior que raramente se expande. Quando chegar ao quatro, quando você sentir que não pode mais tomar nem mais um pouquinho de ar, tome ainda mais uma rapida inspirada.Segure o ar na contagem de quantro e exale também na contagem de quatro...e quando você sentir que já retirou todo o ar dos pulmões, dê mais uma espremida para sair um pouco mais de ar.
Você logo perceberá o quanto isso poderá fazer por você.. As vezes , quando você começa a praticar mais intensamente a sua respiração você poderá se sentir um pouco tonto, mareado... mas saiba que isto é o efeito da energia já atuando em seu corpo.
Eu costumava caminhar e controlava minha respiração com os meus passos. E depois, quando comecei a perceber que já respirava tranquilamente e automaticamente nesta contagem de quatro, eu comecei a aumentar gradativamente a contagem para seis, depois oito. Você saberá o seu limite.
Na respiração do fogo é diferente. Nela, você se concentra nas exalações, em como o ar é expulso de seus pulmões com vigor, e como as inalações acontecem como uma resposta automática.A respiração correta ainda é auxiliada pelos músculos de sua barriga a empurrar o ar para fora.Colocando suas maõs na barriga você perceberá o que eu estou falando.Na realidade suas mão agem com lembretes para usar aqueles musculos corretamente.Todo o seu abdomem é usado para expelir o ar de seus pulmões.Vigorosamente. Você deve até escutar o ar saindo, num jato de ar.
Como o fogo na respiração do fogo está relacionado com o centro de poder ou terceiro chakra, é exatamente lá que a respiração acontece. Usando o seu diafragma e os musculos do estomago, você força o ar para fora.
A respiração alternativa pelas narinas é a seguinte a ser praticada depois das duas acima.Depois de fazer o primeiro exercício por algum tempo, leve sua mão até o seu rosto com a palma da mão voltada para você e coloque o seu polegar em uma narina e o indicador na outra. Pressione gentilmente uma narina com o polegar bloqueando a passagem de ar. Inale pela outra narina, usando a primeira tecnica. Prenda o ar por alguns segundos e depois exale. Retire o polegar e coloque seu polegar na outra narina e inale, prenda, exale.
Continue alternadamente uma respiração completa (inalação/ exalação) por polegar/indicador. Repita de oito a dez vezes. Voce sentirá se acalmando e ao mesmo tempo energizando os seus chakras.
Esta é uma técnica para familiariza-lo com a Kundalini Yoga. As vezes, estar consciente do movimento do diafragma requer alguma atenção até que você consiga fazê-lo naturalmente para que a força e o fluxo do prana se estabilize.
Respiração Longa e Profunda
Esta respiração é ensinada primeiro porque com ela você pode tomar consciência da distenção e contração do diafragma, e depois a respiração do fogo pode se tornar mais natural.
Sentando-se com as pernas cruzadas na respiração longa e profunda você preenche primeiro a área abdominal inalando o ar para baixo, pressionando o ar acada vez mais para as áreas mais baixas. Arqueando o seu corpo um pouco para frente, com as mãos sobre os joelhos, com os braços estirados pressionando as palmas para dentro contra os joelhos. A cavidade do peito se abrirá para frente para que você possa por alguma pressão em seus pulmões, não só na área abdominal como também preencher a parte superior na área do peito e, finalmente, por causa do arco na coluna, a parte superior de seus pulmões serão inflados sem que você tenha a necessiadade de abrir a caixa toráxica ou elevar os seus ombros.
Com os pulmões cheios, prenda a respiração e pressione seus ombros para trás para expandir o peito para fora para que a pressão total do diafragma seja sentida. E depois contraia todo o diafragma da parte superior do peito para o abdomem espremendo o ar para fora
Respirando desta maneira pelas narinas por várias respirações, o fluxo da consciência da energia (prana) pelo diafragma pode ser sentido pressionando para baixo e distendendo o ar para a região inferior dos pulmões, onde a maior parte do sangue circula, e então enchendo para cima a parte do peito e das costas para a frente e para a parte superior dos pulmões.
A pressão nos pulmões em todas as áreas também gera energia em todas as terminações nervosas, e assim, todo o corpo é afetado tanto com a respiração quanto com a pressão dos nervos.
Quando a Respiração longa e profunda é feita desta maneira, o foco nos músculos do abdomem, peito e ombros envolvidos na respiração começa a retroceder quando o movimento de fole do diafragma é sentido.
NOSSO ENDEREÇO
TAEKWONDO - HAPKIDO - DEFESA PESSOAL
(Masculino e Feminino)
Aulas:
Mestre Edmilson Nunes 6º Dan - Taekwondo
4º Dan - Hapkido
Instrutor de Defesa Pessoal - Adulto - Masculino e Feminino
Instrutor IBGA - International Bodyguard Association
_____________________________________________
Av. Principal, nº 06 - 2º Andar - Setor 06 - Parada 10 - Bairro: Guajuviras - Canoas - RS
(anexo ao Sacolão da Economia)
Fones: (51) 3464-5348 - 9958-0757
http://www.chungdokwancanoas.es.tl/
LINKS
http://www.chungdokwan.org.ar/
http://www.daehanhapkido.org/
http://www.wtch.co.kr/
http://www.mastaekwondo.com/
http://www.kukkiwon.or.kr/http://www.redmarcial.com.ar/
http://www.wtf.org/
http://www.taekwondotimes.com/http://www.olympic.org/
http://www.taekwondo.net/
http://www.tccapr.com/
http://www.koreataekwondo.org/http://www.etutaekwondo.org/
http://www.taekwondomendoza.netfirms.com/
http://www.taekwondobible.com/
http://www.daehanhapkido.org/
http://www.wtch.co.kr/
http://www.mastaekwondo.com/
http://www.kukkiwon.or.kr/http://www.redmarcial.com.ar/
http://www.wtf.org/
http://www.taekwondotimes.com/http://www.olympic.org/
http://www.taekwondo.net/
http://www.tccapr.com/
http://www.koreataekwondo.org/http://www.etutaekwondo.org/
http://www.taekwondomendoza.netfirms.com/
http://www.taekwondobible.com/
FILIADOS E REPRESENTANTES
MESTRES FILIADOS
Mestre: Edmilson Nunes - 6º Dan - Taekwondo e 4º Dan - Hapkido - Canoas - RS
Mestre: Wanderley Yamassaki - 6º Dan -Taekwondo - Ribeirão Preto - SP
Mestre: Luciano Cesar - 5º Dan - Taekwondo e 2º Dan - Hapkido - Cruz Alta - RS
Mestre: Patrik Ferreira - 5º Dan - Taekwondo - Teresópolis - RJ
Mestre: Valmir Zimmer 4º Dan - Taekwondo - São Leopoldo - RS
Mestre: Mário Gerheim - 4º Dan - Hapkido - Juiz de Fora - MG
Mestre: Alexandre Gerken - 4º Dan - Hapkido - Juiz de Fora - MG
INSTRUTORES FILIADOS
Instrutor: André Bernardes - 3º Dan - Taekwondo - São Leopoldo - RS
Instrutor: João Fausto de Azevedo Neto - 3º Dan - Taekwondo 1º Dan - Hapkido - Canoas - RS
Instrutor: Ricardo Juliano - 3º Dan - Taekwondo - Porto Alegre - RS
Instrutor: José Elivelton John - 3º Dan - Taekwondo - Dois Irmãos -RS
Instrutora: Silvia Vieira Antunes - 3º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor: Rogério Pereira Betat - 2º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor Caio Cezar Nunes - 2º Dan - Taekwondo - 2º Dan - Hapkido - Concórdia - SC
Instrutor: Henrique Lopes - 2º Dan - Taekwondo - Cruz Alta - RS
Instrutor: Pedro Trierweiler Klein - 2º Dan - Taekwondo - Dois Irmãos - RS
Instrutor: Cauê de França Cauduro - 1º Dan - Taekwondo - Canoa Quebrada - RN
Instrutora: Mariana Nunes - 1º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor: Alexandre Nunes - 1º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor: Lucas Danelli - 1º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor: Diego Gomes - 1º Dan - Taekwondo - São Leopoldo - RS
Instrutor: Eduardo Flores - 1º Dan - Taekwondo - São Leopoldo - RS
Instrutor: David A. C. Yamassake - 1º Dan - Taekwondo - Ribeirão Preto - SP
Instrutor: Leonilson Azevedo Dantas - 1º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
REPRESENTANTES ESTADUAIS
Mestre: Mário Gerheim - 4º Dan - Hapkido - Minas Gerais - MG
Mestre: Patrik Ferreira - 4º Dan - Taekwondo - Teresópolis - RJ
Instrutor: Caio Cezar Nunes - 2º Dan - Taekwondo - 2º Dan - Hapkido - Concórdia - SC
Mestre: Edmilson Nunes - 6º Dan - Taekwondo e 4º Dan - Hapkido - Canoas - RS
Mestre: Wanderley Yamassaki - 6º Dan -Taekwondo - Ribeirão Preto - SP
Mestre: Luciano Cesar - 5º Dan - Taekwondo e 2º Dan - Hapkido - Cruz Alta - RS
Mestre: Patrik Ferreira - 5º Dan - Taekwondo - Teresópolis - RJ
Mestre: Valmir Zimmer 4º Dan - Taekwondo - São Leopoldo - RS
Mestre: Mário Gerheim - 4º Dan - Hapkido - Juiz de Fora - MG
Mestre: Alexandre Gerken - 4º Dan - Hapkido - Juiz de Fora - MG
INSTRUTORES FILIADOS
Instrutor: André Bernardes - 3º Dan - Taekwondo - São Leopoldo - RS
Instrutor: João Fausto de Azevedo Neto - 3º Dan - Taekwondo 1º Dan - Hapkido - Canoas - RS
Instrutor: Ricardo Juliano - 3º Dan - Taekwondo - Porto Alegre - RS
Instrutor: José Elivelton John - 3º Dan - Taekwondo - Dois Irmãos -RS
Instrutora: Silvia Vieira Antunes - 3º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor: Rogério Pereira Betat - 2º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor Caio Cezar Nunes - 2º Dan - Taekwondo - 2º Dan - Hapkido - Concórdia - SC
Instrutor: Henrique Lopes - 2º Dan - Taekwondo - Cruz Alta - RS
Instrutor: Pedro Trierweiler Klein - 2º Dan - Taekwondo - Dois Irmãos - RS
Instrutor: Cauê de França Cauduro - 1º Dan - Taekwondo - Canoa Quebrada - RN
Instrutora: Mariana Nunes - 1º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor: Alexandre Nunes - 1º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor: Lucas Danelli - 1º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
Instrutor: Diego Gomes - 1º Dan - Taekwondo - São Leopoldo - RS
Instrutor: Eduardo Flores - 1º Dan - Taekwondo - São Leopoldo - RS
Instrutor: David A. C. Yamassake - 1º Dan - Taekwondo - Ribeirão Preto - SP
Instrutor: Leonilson Azevedo Dantas - 1º Dan - Taekwondo - Canoas - RS
REPRESENTANTES ESTADUAIS
Mestre: Mário Gerheim - 4º Dan - Hapkido - Minas Gerais - MG
Mestre: Patrik Ferreira - 4º Dan - Taekwondo - Teresópolis - RJ
Instrutor: Caio Cezar Nunes - 2º Dan - Taekwondo - 2º Dan - Hapkido - Concórdia - SC
HAPKIDO - KHF
KOREA HAPKIDO FEDERATION - KHF
A Defesa Pessoal Coreana por excelência, uma Arte Marcial pouco difundida no Brasil, porém com antigas orígens. A palavra HAPKIDO significa: HAP(União) KI (Energia) DO (Caminho).
A aplicação das técnicas do HAPKIDO se divide em três categorias básicas. Hoje Hapkido é lecionado como materia nas Forças Armadas Coreanas e está tendo ampla aceitação no Ocidente.
Seus golpes, alavancas, socos, quedas, rolamentos, golpes baixos, luxações, etc, convertem esta arte em uma das mais eficazes que existem.A prática do Hapkido sem Instrutores e Mestres competentes, podem causar sérias lesões. É por este motivo que seu treinamento deve ser acompanhado da mais fidedigna e pura educação.
Assinar:
Postagens (Atom)